Associação Beneficente MOSAICO

Histórico

Fundada em 13 de maio de 1997, a Associação Beneficente Mosaico é uma entidade civil, sem fins lucrativos, considerada de utilidade pública, constituída pelas esposas dos maçons integrantes das lojas maçônicas que compõem a jurisdição da Grande Loja de Santa Catarina no âmbito da Grande Florianópolis, e tem por finalidade promover ações de cunho humanitário e caritativo por meio do trabalho voluntário.

O objetivo principal da entidade é o desenvolvimento de atividades solidárias, filantrópicas e a obtenção de recursos financeiros destinados a todas as formas de auxílio e solidariedade material, moral e espiritual às pessoas, tanto no seu aspecto individual quanto no coletivo, cuja necessidade recomende seu amparo.

Seu surgimento se deu a partir da necessidade de integração de todas as esposas de maçons e as associações femininas das lojas da Grande Florianópolis em uma entidade maior, que com a união harmônica de todas pudesse agregar forças para o desenvolvimento de um trabalho mais efetivo em prol das pessoas menos afortunadas.

Então, com o empenho, a motivação e a dedicação da Sra. Marilene Campos Filomeno, esposa do então Grão-Mestre da Grande Loja de Santa Catarina, Sr. Wilson Filomeno, como uma grande composição de amor e fraternidade, fundou-se a Associação Beneficente Mosaico, através da reunião de cinquenta e duas senhoras, que aprovaram o estatuto da entidade.

Foi escolhido como logotipo da entidade um mosaico composto por diminutas pedras esmaltadas, irregulares e multicoloridas, significando que, apesar do aparente antagonismo das cores e formas, na soma das diferenças reside a mais perfeita harmonia, assim como se vislumbra em suas associadas que unidas, somam suas diferentes habilidades, para o desenvolvimento de um belo trabalho de doação em prol do desamparado.

Atualmente, ocupando uma sala alugada situada na Rua dos Ilhéus, Edifício APLUB, no centro da capital, e também se utilizando de uma sala cedida pela Grande Loja de Santa Catarina, localizada na Avenida Pequeno Príncipe, no bairro Campeche, a Mosaico realiza suas reuniões administrativas quinzenalmente e, no desenvolvimento de seus trabalhos e campanhas importantes destinadas a pessoas cadastradas, hospitais, maternidades, asilos, creches e entidades diversas, conta com quatro oficinas, que operam semanalmente. São elas:

- Oficina de produção e distribuição de fraldas geriátricas, que confecciona e distribui aproximadamente 4.500 tampões geriátricos por mês;

- Oficina de costura, que nos últimos dois anos produziu mais de 2.000 peças de vestuário;

- Oficina de trabalhos manuais, que, dentre diversos artesanatos produzidos, elabora a confecção de casaquinhos e mantas de lã para idosos e recém-nascidos;

- Oficina de montagem e distribuição de enxovais, que providencia a doação mensal de inúmeros enxovais para recém-nascidos e mães carentes.

Para a realização de todo esse trabalho, seus recursos financeiros são provenientes de promoções sociais de cunho filantrópico, como o conhecido "Bingo da Mosaico", de mensalidades oriundas das associações femininas das Lojas da Grande Florianópolis que a compõem, e da ajuda de parceiros que abraçam a causa.

Se envolver para a filantropia já é gratificante, mas o grupo passou a sentir necessidade de manifestar essa alegria de outras formas. Com este fim, as cunhadas promovem encontros festivos, que não só mantém o incentivo à realização de obras assistenciais, mas também, resultam em um maior entrosamento, cooperação e comprometimento entre todas.

A primeira Presidente, Sra. Marilene Campos Filomeno, conduziu de forma brilhante os trabalhos desta Associação até o ano de 2002, promovendo a harmonia entre as integrantes e proporcionando amparo a um bom número de necessitados.

A segunda Presidente, Sra Ana Maria e Silva Alves, também não mediu esforços durante os seus 6 anos de mandato para atingir os objetivos da Mosaico, que sempre foi o de levar maior conforto aos menos favorecidos.

Na sequência, de 2008 a 2012, assumiu a presidência dos trabalhos a Sra. Marise Regina Wiethorn Rodrigues, período em que, não só deu continuidade aos belos trabalhos de suas antecessoras, como também criou e desenvolveu vários projetos inovadores e audaciosos.

No período de 2012 a abril de 2017, a Sra. Maria Anita Jardim Berbigier, foi quem presidiu a Associação. Com a sua serenidade, humildade e dinamismo, ela trouxe ao grupo muita harmonia e integração, além de ter incrementado também as filantropias que tiveram um aumento considerável de feitos.

Assume agora a presidência, na Gestão 2017 a 2020, a Sra. Adriana Bittencourt Sada Graff, cujo propósito é, além de dar continuidade aos trabalhos já desenvolvidos por suas antecessoras, agregar, com a inserção de novas ideias e ações sociais-filantrópicas, incentivando a participação de novas cunhadas, e tendo por prioridade a busca de um contato mais direto e fraterno com as pessoas e entidades auxiliadas, com vistas a propiciar-lhes um acolhimento pleno, que ultrapasse a ajuda meramente material, e efetivamente englobe os aspectos moral e espiritual do ser em situação de fragilidade, almejando levar a todos um pouco de alegria, carinho, atenção e aconchego. Neste sentido, traz como lema:

“Caminhando juntas pelo acolhimento fraterno”.

Desta maneira, ao longo de seus 20 anos de existência, a Associação Beneficente Mosaico sempre esteve consciente da sua missão, promovendo a interação entre as suas participantes e realizando ações para que as pessoas em situação de fragilidade sejam atendidas em suas carências!